A importância do Brincar


Psicólogos que estudam o comportamento infantil afirmam que as brincadeiras exercitam e melhoram a capacidades emocional, intelectual, motora e social das crianças. O universo lúdico da brincadeira permite, por exemplo, que a criança experimente novos sentimentos, reproduza situações vividas em seu cotidiano e faça um treino para a vida adulta. Ao brincar, a criança desenvolve o corpo e o intelecto, além de colocar em prática, de forma natural, o conteúdo escolar. Nessa fase os brinquedos são especialmente úteis e funcionam como uma ferramenta que pode potencializar o desenvolvimento infantil.
De acordo com a terapeuta ocupacional, Teresa Ruas, o brinquedo é um convite à brincadeira, funcionando como uma ponte entre o desconhecido e o conhecido. Com pecinhas de encaixar, por exemplo, um bebê descobre que é capaz de empilhar objetos, um verdadeiro feito para quem só possui alguns meses de vida. Teresa Ruas também diz que ao participar de um jogo, cuidar de uma boneca ou levar o carro ao postinho de gasolina, a criança se torna protagonista daquilo que a espera na vida madura.
Os brinquedos, jogos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Para uma aprendizagem eficaz é preciso que o aluno construa o conhecimento e assimile o conteúdo, nesse respeito os brinquedos e jogos são excelentes recursos para facilitar e ajudar na aprendizagem de maneira natural.
Segundo Psicopedagogos, quando a criança brinca com jogos ela aprende a respeitar regras, ampliar o seu relacionamento social, respeitar a si mesma e ao próximo. Por meio de brinquedos lúdicos a criança se expressa com maior facilidade, ouve, respeita, discorda de opiniões, exerce sua liderança, aprende a ser liderada e compartilha sua alegria de brincar. Os brinquedos exercem um papel ainda mais importante no processo de aprendizagem de crianças portadoras de necessidades especiais. Através das brincadeiras, essa criança desenvolve elementos fundamentais na formação da sua personalidade, por experimentar situações, organizar suas emoções, processar informações e construir autonomia de ação.

Professora: Jaqueline Medeiros- Turma:Berçário I- A






































Comentários